A Doença do Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma desordem cerebral progressiva e degenerativa na qual as células nervosas do cérebro são destruídas e a substância cerebral atrofia. O curso da doença é diferente para cada pessoa podendo variar entre 2 a 20 anos (média de 5 a 10) para se instalar e ela não é parte do processo normal do envelhecimento, levando o indivíduo a ter um declínio nas áreas de habilidade pessoal, mental e intelectual. Até o momento é uma doença irreversível.

Esta doença atinge aproximadamente 1 em cada 10 pessoas acima de 80 anos de idade; 1 em cada 100 acima de 70 anos e 1 em cada 1000 acima de 60 anos. Na idade de 65 anos ela atinge 0.6% dos homens e 0.8% das mulheres, enquanto que na idade de 90 anos atinge 21% dos homens e 25% das mulheres. Em média a morte ocorre 10 anos após o início dos primeiros sintomas.

A causa desta doença não é ainda bem compreendida. Acredita-se que possa haver fatores genéticos envolvidos. Ocorrem problemas em certas proteínas resultando na formação de depósitos destas substâncias chamadas “placas senis” no cérebro em função da morte de neurônios (células do cérebro), além da deficiência de acetilcolina, substância necessária para o funcionamento normal das células cerebrais. Verifica-se uma atrofia cortical em diferentes partes do cérebro destas pessoas. Indivíduos portadores da Síndrome de Down têm maior risco de desenvolver a Doença de Alzheimer.

Exemplos de sintomas principais são: 1)Perda de memória – a pessoa esquece coisas feitas ou faladas recentemente. 2)Dificuldade de realizar tarefas domésticas – não consegue fazer uma comida e esquece o que comeu. 3)Problemas de linguagem – Esquece palavras simples ou as substitui inapropriadamente fazendo com que sua fala seja difícil de compreender. 4)Desorientação no tempo e no espaço – pode perder-se na rua, não saber como chegou até ali e como voltar para casa. 5)Julgamento pobre ou diminuído – não sabe como cuidar de si mesmo, por exemplo, lidar com uma infecção, procurar um médico ou cuidar da higiene pessoal. Também pode não saber se vestir direito como usar roupa quente no calor. 6)Problemas com o pensamento abstrato – esquece números e o que fazer com eles. Não entende porque comemoram um aniversário na família. Tem dificuldade para concentrar-se. 7)Coisas fora do lugar – coloca coisas completamente fora do lugar, como por um ferro de passar roupa na geladeira ou o relógio no açucareiro. 8)Mudanças no humor – pode apresentar mudanças rápidas no humor, passando de calma para raiva ou hostilidade sem razão aparente. 9)Mudanças na personalidade – confusão, suspeitas, isolamento, apatia, medo excessivo, comportamento sexual inapropriado. 10)Perda de iniciativa – torna-se muito passivo e requer muito estímulo para agir.

O tratamento para a Doença de Alzheimer inclui medicamentos (vitamina E, remédios para ansiedade, para agitação, para depressão, para alucinações, delírios, agressão, etc.), atitudes comportamentais e ambientais tais como: 1)Simplifique o ambiente; 2)Simplifique tarefas e rotinas; 3)Permita adequado descanso entre eventos estimulantes; 4)Use etiquetas para orientar e lembrar a pessoa; 5)Equipe gavetas e portas com fechaduras seguras; 6)Elimine armas de fogo; 7)Mantenha uma rotina regular quanto aos hábitos e horários diários; 8)Verifique a segurança da pessoa regularmente; 9)Mantenha à vista e de fácil acesso os objetos familiares ou necessários para ela; 10)Faça o possível para que ela aja independentemente; 11)Cuide de sua alimentação, ingestão de líquidos, medicamentos; 12)Forneça condições da pessoa praticar exercícios físicos e recreações saudáveis; 13)Facilite para que ela possa manter-se em contato com amigos e parentes; 14)Instale corrimãos em lugares especiais em casa, especialmente no banheiro; 15)Mantenha o acompanhamento médico, com ou sem sintomas novos; 16)Se houver descontrole de urina ou fezes (incontinência), leve-a ao banheiro regularmente mesmo sem que a pessoa peça, podendo ser a cada duas horas ou três.

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Créditos

100% Adventista

Site melhor visualizado no Google Chrome ou no Mozilla Firefox,
Desenvolvido por Bruno, membro da IASD Central do Rio de Janeiro.

Autores:

Clayson Albino

Daniel Santos

Editor Geral:

Bruno Vieira

Todos os Direitos Reservados © 2008 - 2013

Área Restrita

Usuário:
@comunidadeadventista.com
Senha:
Não consegue acessar a sua conta?

  © Comunidade Adventista - 2008 - 2013 | Desenvolvido por Bruno Vieira