Comentário da Lição - Lição 05 - Gilson Nery

Lição 05. Segundo trimestre. 25 / 04 a 02 / 05 / 009
Comentários de Gilson Nery
Esc. Sabatina.

R E V E L A Ç Ã O

O mais profundo de todos os mistérios e a Maior de todas as revelações, se encontram no Deus Unigênito que sendo em forma de Deus, expressamente Igual a Deus ( João 1:18;Fil.2:5 e 6;Heb. 1:3 ), aniquilou-Se a Si Mesmo tornando-Se Escravo de todos e morrendo por todos e ressuscitando para interceder por todos; Ele é o Supremo e infinitamente Maior de todos os Mistérios, assim como a Maior e a mais Suprema revelação de todos os mistérios, que desde os tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora, e foi dado a conhecer pelas Escrituras dos profetas... ( Rom. 16:25-26 ); em seu aspecto necessário a nossa salvação eterna, Cristo já nos foi revelado plenamente e sem mistérios, mas, em todos os demais aspectos deste maravilhoso plano da redenção universal, Ele continua e continuará sendo o estudo da Ciência das ciências que permanecerá eternamente sendo perscrutada ( estudada, investigada minuciosamente, etc. Pd. 1:10-12 ). Note que até mesmo os anjos desejam conhecer melhor esta Ciência, e, naturalmente, estudam e estudarão, juntamente conosco, durante toda a eternidade Este Mistério apenas parcialmente revelado.
Possuem os anjos ou habitantes de outros planetas, vantagens sobre nós terrestres, neste aprendizado desta Ciência ? Apesar de ainda possuirmos uma natureza pecaminosa e uma mente limitada e inferior a dos santos anjos, nós possuímos uma vantagem sobre eles que nem mesmo a eternidade pode igualá-los a nós, e, esta vantagem é, que, O Deus Unigênito possui, a partir da encarnação, a nossa natureza humana e, a possuirá durante toda a eternidade. Ver e comparar, João 1:14;Heb. 2:16 ( Bíblia Viva ); I Tim. 2:5;Heb. 13:8, etc. É nesta humanidade assumida por Este Deus, que consiste a nossa grande vantagem sobre os anjos e outros seres criados de outros mundos. Em se tratando, por exemplo, do aprendizado das revelações relacionadas com a Divindade, nós, apesar de possuirmos uma mente limitada e finita, temos muito mais possibilidades de uma aproximação e uma intimidade com Deus muito maior do que possuem os seres extraterrestres, estes jamais poderão chegar tão perto do Deus Eterno como nós porque possuímos a mesma natureza humana, e, é através desta natureza que nós podemos ser mais íntimos com Deus como ninguém no Universo, porque ninguém a não ser nós, possuímos a mesma natureza que Deus possui. O nosso problema básico, tem sido que não temos considerado e crido devidamente nestas poderosas verdades, temos vivido, como anões na fé e não como gigantes e heróis desta mesma fé e crença. Foi através da nossa humanidade que Deus fez a maior e a mais espetacular “revelação,”de Seu caráter e de Seu amor por Seus filhos para todo o Universo, portanto, nós temos este privilégio que é somente nosso, ou seja, a mesma constituição física que a Divindade possui, e, o “pior,” é que, não estamos nos conscientizando deste altíssimo privilégio e vantagem que é, repito, só nossa; Nele somos a revelação máxima do amor e caráter de Deus, partindo deste contexto mencionado acima.

Verso para memorizar: A Bíblia diz claramente que o Deus que falou pelos profetas, outrora, foi o Próprio Cristo como Deus Unigênito; veja, I Pd. 1:10-11;João 1:18;ICor. 10:1-4; portanto, quando este texto diz que nestes “últimos dias,” Deus nos falou pelo Filho, significa que após a encarnação Deste Deus, Ele Próprio, falou-nos agora como o Verbo Encarnado, ou ainda, como Filho do Homem. Veja e compare com João 1:1 e o verso 14; é partindo deste contexto que devemos entender a frase: “Pelo Qual, também, fez o Universo” do nosso texto; estas palavras: “Pelo Qual também fez,” etc, é referente ao Próprio Deus Unigênito que em parceria com Deus o Pai Celestial e o Espírito Santo, criou ou fez o Universo. João 1:3, a trad. Al. Rev.Corrg. nos informa que “todas as coisas foram feita por Ele e sem Ele, “nada” do que foi feito se fez.” Cl. 1:16, últ. Parte, reforça este conceito quando diz que, “tudo foi criado por Ele e para Ele,” e, esta última parte deste verso, lança luz sobre a primeira parte deste mesmo versículo, sobre a expressão: “Nele foram criadas,” etc. Estas premissas e contexto reforçam a declaração de Isaias, de que, Aquele Deus Homem que passou por aqui, era e é, O Pai da Eternidade e Deus Forte. Isa. 9:6.

Parte de domingo. Deus Se revela pela natureza.

Perg. 01 – Deus colocou setas de “transito” por toda parte indicando a Sua existência e o Seu cuidado e manutenção do Seu Universo e Seus habitantes.
Perg. 02 – Mesmo que os seres vivos fossem como gazes sem forma definidas, ou um amontoado de moléculas e células, todas postas umas sobre as outras desordenadamente e sem nenhuma espécie de ordem ( 60 trilhões ), ainda assim e racionalmente, teríamos que admitir a existência de um Criador destes elementos existentes, hipoteticamente, a revelia; imaginem, então, a imbecilidade de admitir todos estes 60 trilhões de elementos em uma perfeita e complexa organização como é a vida e os seres vivos! Realmente, é como diz a Bíblia: “Diz o insensato em seu coração: não há Deus.” Sl. 53:1, na trad. dos Monges Beneditinos; esta insensatez, segundo a Bíblia, não é desculpa que justifique estes insensatos, no juízo divino. Veja Rom. 1:18-22; Note o seguinte: Embora não possamos explicar todas as coisas a respeito da Pessoa de Deus, a evidência que existe a Seu respeito como Um Ser Pessoal e Inteligente, é tão forte que negar este fato se constitui uma gritante e aberrante insensatez.

Parte de segunda feira. Deus fala através da nossa consciência.

Só existe segurança na voz que fala através da consciência, quando esta voz está em perfeita harmonia com a voz que fala através da Palavra de Deus A Bíblia diz que não existe nada mais enganoso do que a mente humana. Ver Jr. 17:9.

Parte de terça feira. Deus fala pelos profetas.

Perg. 04 – Note o seguinte: A estrutura clerical e hierárquica do império Católico Romano, tem como base, uma interpretação literal deste texto histórico relacionado com Moisés e seus irmão Arão. Precisamos não esquecer que Deus estava ilustrando e falando em figura de linguagem, ao falar com Moisés; os profetas nunca tiveram, não tem e jamais terão a mesma autoridade de Deus, eles são apenas veículos da autoridade Divina. Não esqueçam João 3:30.
Perg. 05 –

a. Zacarias, Ana; Barnabé; Simeão; Lucio; Manaem; Saulo.
b. Deus pôs na igreja, não a é igreja que ordena os profetas mas sim, Deus.
c. Jezabel e seus ensinos secretos e sutis se infiltrando na igreja.
d. O Espírito de Profecia, já embutido em toda a Bíblia Sagrada e, também, manifestado na igreja de forma especial não canônica.

Parte de quarta feira. Deus Se revela em Sua Palavra.



Perg. 06 – Desde a tua meninice; nem todos passam por esta abençoada experiência em suas vidas, mas o Evangelho é mais que suficiente para compensar esta lacuna na vida dos que não passaram por esta abençoada fase de suas meninices, adolescências, e juventude, este segundo a Bíblia, é o poder de Deus, ( Rom. 1:16 ), e, o poder de Deus é ilimitado, para Deus, tudo é possível, e os menos favorecidos por estas oportunidades precisam se conscientizarem deste fato e desta verdade, para não admitirem o pensamento de que, visto não terem crescido em ambiente evangélico, não terão as mesmas oportunidades dos demais.

Parte de quinta feira. Cristo – Deus vem a nós pessoalmente.

Perg. 07 – Se fez carne, sem deixar de ser Deus mantendo-Se como a expressa imagem Deste, em caráter, como Todo Poderoso e, na forma física, como o primeiro Adão anterior ao pecado, reassumindo, depois da Sua ressurreição, a Sua glória anterior a encarnação, todavia, mantendo-Se como integralmente Deus e integralmente Homem.
Perg. 08 – As Escrituras Sagradas, do Antigo Testamento, apresentam o Deus Unigênito essencialmente divino e desprovido da natureza humana e, Jesus Cristo, o Mesmo Deus do Velho Testamento, é apresentado na história humana tendo assumido esta natureza humana e cumprindo todas as profecias referentes ao Messias prometido pelas profecias.
Pág. 60, última nota: O mais importante de tudo, ao ler e estudar a Bíblia Sagrada, o livro de Deus, é conhecer pessoalmente, Este Deus Autor deste livro Sagrado.

Pág. 61, em perguntas para reflexão, item 04 – Precisamos sempre nos conscientizar de tudo o que Deus fez por nós, o que Ele está fazendo por nós e, o que Ele ainda fará por nós, eis o centro da mensagem da Bíblia e que deve ser o centro de nossas motivações para todas as nossas atividades e deveres espirituais, assim como para o louvor e adoração que devemos prestar a Este Maravilhoso Deus.
Pág. 64, em pense nisto; Precisamos crescer Nele para sermos, gradativamente, semelhantes a Ele.

Que possamos ser receptíveis a Suprema revelação Divina, Jesus Cristo, a Palavra de Deus escrita e canonizada, as Suas mensagens através dos Seus profetas não canônicos, a revelação através da natureza e, em segundo ou terceiro plano, á uma consciência santificada. Amém!

Por Gilson Nery B. Costa. Espírito Santo do Pinhal.
E-mail gilnery@uol.com.br Tel.19-3651-1987.
Estado de S. Paulo.Brasil.

Classe Universitários
www.oestadio.com/escola.shtml

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Créditos

100% Adventista

Site melhor visualizado no Google Chrome ou no Mozilla Firefox,
Desenvolvido por Bruno, membro da IASD Central do Rio de Janeiro.

Autores:

Clayson Albino

Daniel Santos

Editor Geral:

Bruno Vieira

Todos os Direitos Reservados © 2008 - 2013

Área Restrita

Usuário:
@comunidadeadventista.com
Senha:
Não consegue acessar a sua conta?

  © Comunidade Adventista - 2008 - 2013 | Desenvolvido por Bruno Vieira