Comentário da Lição - Lição 12 - Gilson Nery

Lição 12. Segundo trimestre. 13 a 20 / 06 / 009
Comentários de Gilson Nery
Esc. Sabatina.

C o m u n i d a d e

“...Tendes chegado ao Monte Sião,e a Cidade do Deus Vivo, a Jerusalém Celestial, e aos muitos milhares de anjos, a Universal Assembléia e a Igreja dos primogênitos, inscritos nos Céus; tende chegado a Deus Juiz de todos e, dos espíritos justos que chegaram a meta final (Trad. Pastoral ), a Jesus, o Mediador de uma Nova Aliança, e ao Sangue da aspersão, que fala ( Clama ) melhor ( infinitamente mais alto ) do que o de Abel.” Heb. 12:22-24;Gen. 4:10 ). Adaptações de Gilson Nery.
Note que, segundo este texto bíblico, a Comunidade Cristã ( Igreja ), tem uma abrangência Universal e, assim sendo, inclui todos os seres criados em todo o Universo, habitantes de outros mundos, os filhos de Deus deste mundo, e, também, os santos anjos de Deus, que segundo esta citação bíblica, estão incluídos como membros desta igreja. Esta comunidade universal é composta de dois departamentos gerais, o departamento dos membros invisíveis ( igreja invisível )e, o departamento de membros visíveis que se constituem em uma organização comunitária social, espiritual composta de seus departamentos dirigidos pelos seus oficiais designados por Deus em Sua economia Eclesiástica. O departamento invisível se compõe de seres santos que nunca pecaram e que povoam outros mundos, assim como, os santos anjos, e, também, pessoas deste mundo nosso que nunca pertenceram visivelmente e formalmente, a comunidade organizacional visível, são pessoas que, em sua sinceridade servem a Deus segundo a luz que possuem e que se encontram em todas as religiões deste mundo, quer sejam cristãos ou não cristãos, estas são descritas na Bíblia em João 10:16;Apc. 18:4. A igreja visível foi estabelecida, primeiramente, no Jardim do Edem e, composta de apenas dois membros, Adão e Eva, e que mesmo depois do pecado e, pela direção divina, sempre existiu em toda a história, como uma organização visível e única, isto é, nunca existiram diversidades de igrejas organizacionais, corpos ministeriais independentes, possuindo credos e doutrinas fundamentais e vitais em conflitos uns com os outros; a comunidade visível de Deus sempre foi única nestes aspectos, como igreja visível organizacional, sempre existiu, existe e existirá apenas uma igreja ou aprisco do Sumo Pastor e, esta recebeu de Cristo a incumbência de procurar os membros da igreja invisível e trazê-los para o aprisco Deste Pastor, a Sua comunidade visível e congregacional . Heb. 10:25;Sof. 2:1-2.
Como identificar esta única confraria, comunidade ou igreja, no meio das inúmeras que existe? Deus teria deixado algum sinal?
Deus deixou um sinal e uma profecia, em particular, que identifica esta comunidade ( igreja ) visível; o sinal: Exd. 20:12,20, que está relacionado diretamente com a Sua lei eterna escrita por Seu próprio punho; e, quanto a profecia que, também, identifica esta igreja, está a de Dan. 8:14 e 26 e, Deus, também, deixou especificado, o processo pelo qual poderemos averiguar esta profecia e este sinal sem sermos enganados. Ver Isa. 8:20; Em todas as épocas a Palavra dos profetas ( Testemunho ) sempre foi um luz que dissipou as trevas das dúvidas ( II Pd. 1:19 ), e, em particular e em especial, para o final dos tempos, Dan. 8:14,26, se apresenta como o meio mais indicado para este tempo no qual, as falsificações da verdade estão cada vez mais requintadas e refinadas.
Como foi mencionado acima, a Palavra dos profetas bíblicos, sempre e em todas as épocas tem sido uma luz que dissiparam as trevas do caminho do povo de Deus ( Sl. 119:105 ), mas, e, isto é de capital e vital importância, a profecia de Dan. 8:14,26, é que derrama e focaliza, nos dias finais da história com suas centenas e centenas de credos religiosos, sobre a identificação da comunidade única e visível, como sendo a igreja a igreja da profecia o remanescente final da igreja apostólica. A sincronização Dan. 8:14,26, com Apc. 14:6-7, esclarece e define a problemática e o emaranhado de credos, comunidades e profissões religiosas, e, até mesmo aquelas que exibem em suas credenciais, 99,9% da verdade bíblica, sendo quase impossível discernir entre a verdade integral e a “quase”toda verdade,” aliás, é impossível fazê-lo, sem o recurso desta profecia. Em um processo todo especial do inimigo da verdade, foram criadas dezenas de comunidades que ensinam e professam a lei de Deus, os Dez Mandamentos na íntegra e o Testemunho dos escritos dos profetas canônicos da Bíblia ( Espírito de Profecia ), assim como, também, os escritos não canônicos, dados, também, por inspiração divina, agora nestes últimos dias da história da comunidade de Deus; estas denominações separadas, denominadas de Adventistas do Sétimo Dia movimento de reforma, que já somam mais de três dezenas e, que estão separadas do tronco organizacional Adventista do Sétimo Dia e, Que, também, estão separadas uma das outras e, se contradizendo uma das outras, se constituem em um grande embaraço e entrave no caminho dos sinceros que ouvem e lêem que é através da Lei de Deus e do Testemunho dos profetas, que é possível identificar a Verdadeira igreja remanescente apostólica; QUAL, PERGUNTAM, É, DESTAS DEZENAS DE COMUNIDADES QUE ENSINAM E PROFESSAM A LEI E O TESTEMUNHO, A VERDADEIRA ?
Qual e como identificar: Note o seguinte: O único elemento existente no Testemunho mencionado em Isa. 8:20, que pode definir esta questão, se encontra em Dan. 8:14,26 em sincronização com Apc. 14:6 e 7, que apresentam o tempo definido para o ressurgimento do Remanescente final de Deus que, como comunidade ( igreja )visível, seria o povo de Deus que prepararia o caminho para o segundo Advento de Jesus Cristo; Dan. 8:14,26, menciona uma data específica e precisa em que o Santuário Celestial seria reivindicado, restaurado em suas funções Sacerdotais e Sumo Sacerdotais legítimas, no sentido de um esclarecimento ao mundo destas funções, e, para esta missão, Deus levantaria um povo em todo o mundo, ou seja, uma comunidade visível para que esta missão fosse cumprida, e, este movimento mundial se iniciou alguns anos antes da data indicada por esta profecia ( Dan. 8:14,26 ), ou seja, por volta de 1840, e, o seu apogeu em grande voz, segundo a profecia de Apc. 14:6 e 7, ocorreu exatamente entre os anos de 1843/1844, d.C., data esta em que precisamente, se cumpriu esta profecia, ou este particular desta, que define, também, com precisão, a comunidade remanescente verdadeira dos últimos dias. O verdadeiro remanescente apostólico, portanto, está focalizado pelas profecias de Dan. 12:11-12, que se cumpriu em 1843 e, Dan. 8:14,26, que indicou o ano de 1844 como a data precisa para o inicio das atividades finais desta comunidade, que embora esteja se arrastando com muitos defeitos e fraquezas pessoais as quais serão varridas da igreja ( não a igreja ), pelo poder de Deus, é e sempre será até a volta de Cristo, a única comunidade remanescente da profecia.
A conjunção Dan. 8:14,26;12:11-12 com Apc. 14:6 e 7, referente a “hora” do juízo, evidencia o fato de que surgiria por este tempo ( 1843/44, uma comunidade visível e mundial com a missão de restaurar com grande voz, as verdades eternas que haviam sido deitadas por terra pela grande apostasia de Roma Papal.
Ob. Todo membro desta comunidade remanescente final, precisa ser identificado como anjos que vivem e restauram com suas mensagens ao mundo, as verdades eternas sobre o Santuário Celestial e as verdades eternas que foram esquecidas pelo mundo; deviam, portanto, estudar a fundo estas profecias e estarem preparados para responder com convicção própria a qualquer que pedir a razão de sua fé particularmente neste aspecto vital e fundamental.

Verso para memorizar: Em situação normal não é possível conceber um corpo cujos membros falam e agem em contradição com a Cabeça, e, em questões fundamentais de fé e doutrinas vitais de salvação, não é possível e não é bíblico, que centenas e centenas de corpos denominacionais e comunidades organizacionais visíveis, se constituam o corpo de Cristo, esta anomalia religiosa está para o corpo babilônico e, nunca para o corpo de Cristo, e, a Bíblia nos informa que devemos sair desta Babilônia ( Apc. 18:4 )e, jamais sair do corpo de Cristo, Sua comunidade remanescente final. É possível, razoável e admissível que existam alguma divergência teológica na igreja verdadeira, mas não é admissível divergências em questões vitais e fundamentais de fé e doutrinas que tenham que ver com a salvação.

Parte de domingo. Deus quer um povo.

Perg. 01 – Toda iniciativa em definir a vontade de Deus com base em uma interpretação particular humana, resultará finalmente em confusão.
Toda espécie de rejeição voluntária daquilo que Deus já foi claro em Sua Palavra resultará em grandes fracassos em nossa vida; é a Palavra de Deus que deve ser a nossa norma e não a palavra da igreja ou de seus dirigentes, por mais santos que sejam. Em nossa época existem inúmeras torres de Babel, algumas são particulares e pessoais, outras são comunitárias e todas querem chegar até o Céu contradizendo a Palavra de Deus, qual será ou qual já está sendo o resultado? CONFUSÃO=BABILÕNIA !
Perg. 02 – Ver a introdução deste comentário.

Parte de segunda feira. O privilégio de pertencer.

VOCÊ JÁ FOI CONONIZADO COMO SENDO UM SANTO DE DEUS? Se ainda não foi, não espere para ser canonizado pela igreja de Roma, vai demorar muito tempo, 100,200, 300 anos e, depois de todo este tempo, tudo redundará em nada porque não existe na Palavra de Deus esta espécie de canonização; prefira a canonização bíblica em Cristo Jesus que se processa em vida e em apenas alguns minutos e, não depende de suas boas ações e muito menos de seus milagres, depende unicamente do milagre de Cristo em lhe justificar por Sua graça sem nenhuma obra da sua parte e em apenas alguns minutos, quando você crer em Cristo e arrependido aceita-O como o Seu Substituto, Penhor, Único Salvador,Único Mérito e Soberano Supremo em sua vida, neste momento você já está canonizado com um santo de Deus para prosseguir no caminho da santificação já como santo, embora ainda tenha muitas fraquezas a vencer. É a justiça de Cristo, Sua fé, Seu poder e Seus méritos que nos canonizam e nos dão o título de santos, e, não as nossas obras, e, Ele nos canoniza para que possamos praticar as obras resultantes desta canonização.
Perg. 03 – Temos uma boa resposta a esta pergunta em At. 4:32, onde se diz que era um o coração e alma dos crentes na igreja apostólica.
Nota da perg. 03 – Deficiência orgânica no corpo. Esta é uma razão muito forte para que o ministério não aceite para o batismo, pessoas que ainda não estejam devidamente convertidas e praticando dos princípios fundamentais e vitais do Evangelho.
Parte de terça feira. A responsabilidade de pertencer.

Perg. 04 – Todo membro do corpo de Cristo precisa antes de tudo refletir e brilhar com a luz da Pessoa Daquele que é a Luz do mundo praticando, pelo poder da Graça, todos os princípios do Evangelho. O Alvo que nos foi proposto é a estatura completa de Cristo, e, isso, naturalmente, em Seu aspecto humano; estamos chegando lá ou ainda estamos longe disso?
Perg. 05 – Pergunte o que Deus pretende fazer por seu intermédio a humanidade.

Parte de quarta feira. Unidade na diversidade.

Não confundir diversidade com adversidade, é impossível haver unidade na adversidade.
Perg. 06 – A qualificação chave e básica é permitir que Cristo, o Único Caminho para o Pai Celestial, dirija os nossos passos Neste Caminho e que, igualmente, o Espírito Santo nos conserve em Sua unidade e na unidade de uma só fé, crença e obras resultante da salvação em Cristo.
Perg. 07 – A Nova Jerusalém possui centenas e diversas repartições, apartamentos, ruas e praças de ouro polido, muro de toda a espécie de pedras preciosas e habitantes de todas as estaturas, personalidades ( claro que não haverá anões e nem gigantes desproporcionais, pessoas esqueléticas ou obesos ) mas haverá diversidade perfeita e harmoniosa, nenhuma adversidade.

Parte de quinta feira. O Fundamento de igreja: Jesus Cristo.

Perg. 08 – Meus queridos, a pergunta não era referente a igreja ou a quem pertence a igreja, mas a respeito a Cristo e Quem dizia o povo era Ele. Veja os versos 13 e 1 5.
Note o seguinte: A igreja de Cristo não foi fundada sobre a confissão de Pedro e nem sobre Pedro, mas sim, sobre a Pessoa confessada por ele, ou seja, Jesus Cristo; o Fundamento da igreja não é abstrato mas sim uma Pessoa física Real e Pessoal, ou seja, a Rocha Eterna, o Verbo Eterno que Se fez Carne, o Filho do Deus Vivo.
Perg. 09 – Cristo é o Fundamento dos fundamentos e, é Sua perfeição simbolizada pelo numero sete no Apocalipse, que mantém os membros da Sua igreja perfeitos por imputação da Sua perfeita justiça; note que Ele é apresentado como andando pelo meio da Sua igreja, e, como é óbvio, Este que anda em nosso meio é, segundo as Suas palavras, o Seu Vigário 9 Substituto ), o Espírito Santo.
Pág. 154 – A igreja de Cristo hoje é, pretensamente, “rica” e professa nada ter falta, mas, esta igreja, não pode mais dizer ao paralítico à porta: “Levanta-te e anda.” Temos o hábito de aplicar este raciocínio apenas para a igreja romana, mas será que não estamos, também, em falta de poder, de fé e de obras resultantes desta fé e salvação?
Pág. 155 – Somente os Adventistas do Sétimo Dia ou os demais membros de outras igrejas? Veja a introdução deste comentário.


Que cada um de nós, pelo poder da Graça e dos méritos de Cristo, possamos ser pedrinhas vivas lapidadas pelo Grande Lapidador, edificadas e incrustadas na Rocha Eterna, Jesus Cristo. Amém!

Por Gilson Nery B. Costa. Espírito Santo do Pinhal.
E-mail gilnery@uol.com.br Tel.19-3651-1987.
Estado de S. Paulo.Brasil.

Classe Universitários
www.oestadio.com/escola.shtml

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Créditos

100% Adventista

Site melhor visualizado no Google Chrome ou no Mozilla Firefox,
Desenvolvido por Bruno, membro da IASD Central do Rio de Janeiro.

Autores:

Clayson Albino

Daniel Santos

Editor Geral:

Bruno Vieira

Todos os Direitos Reservados © 2008 - 2013

Área Restrita

Usuário:
@comunidadeadventista.com
Senha:
Não consegue acessar a sua conta?

  © Comunidade Adventista - 2008 - 2013 | Desenvolvido por Bruno Vieira